Marketing na Carreira Médica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Desde o surgimento da internet, o mundo virou um lugar totalmente diferente. Aprender, compartilhar, conhecer, tudo ficou mais acessível. E nada disso seria possível não fossem as relações humanas. Por esse motivo, a relação entre as pessoas e empresas também mudou. A globalização permitiu uma maior fluidez dos saberes e por isso os tornou mais democráticos, derrubando barreiras e viabilizando o acesso às informações, o que por um lado possui um aspecto facilitador, e por outro nos traz muitos desafios.

A forma como nos relacionamos com as marcas, produtos, e serviços, tornou-se mais pessoal e, muitas vezes, mais autêntica e direta. Quase nada é uma novidade, e sim uma adequação à algo pré-existente num formato ajustado ao momento que vivemos. A questão é como perceber isso e colocar em prática num mundo digital em que tudo acontece de forma instantânea.

Agora as empresas precisaram se adequar à esses acontecimentos e, principalmente, à velocidade de seus desdobramentos, e nenhum ambiente é mais propício para isso do que o ambiente digital. Essa é a razão pela qual o marketing digital, que já era importante, tornou-se tão relevante para marcas e pessoas.

Com a pandemia essas questões se tornaram ainda mais relevantes e vêm ganhando uma notoriedade crescente. Saber criar uma referência digital e gerar negócios sustentáveis a partir desse ambiente virou uma peça chave, uma vez que todos estão disputando essa estratégia e buscando um posicionamento sólido e bem sucedido da sua marca.

Pensando nisso, devemos nos perguntar: qual é o melhor caminho para fomentar negócios e atingir um crescimento orgânico na minha base de clientes? Como eu fidelizo meus clientes e aumento minha receita a partir disso? Apesar da transformação digital ser intensa, a premissa básica continua a mesma: credibilidade e conhecimento de marca (branding).

Muito se fala em ferramentas de inbound e outbound marketing, performance, conversão, CPA, CPC, SEO etc, mas nada disso é viável e se concretiza como produto antes do processo de criação e consolidação de uma marca crível. Vale notar que ambas as coisas andam conjuntamente e possuem influência mútua. Você precisa dominar as ferramentas para crescer sua base de clientes de forma sustentável, e para atrair a base de clientes é necessária a estratégia de branding. Um não funciona sem o outro.

Para o Carreira Médica essa marca é você. Assim como em qualquer outra área, o que vem antes da própria profissão é quem você é, para onde você quer ir, como você conta a sua história, e por consequência, como você é visto pelo mundo.

Existem muitas formas de construir essa narrativa, mas é importante frisar que isso não vai acontecer da noite para o dia. Ainda que você tenha muitos recursos financeiros para investir, essa construção é feita de passo em passo para que haja solidez e coerência.

Quando falamos do universo médico temos um componente essencial: a expectativa do paciente que busca um profissional confiável para depositar suas esperanças em momentos de fragilidade. O foco aqui é como o especialista pode ajudar um ser humano a superar uma doença ou dificuldade. Por isso, se comunicar assertivamente com essas pessoas, respeitando seu momento e sabendo calibrar a razão e os sentimentos, é um grande desafio.

Sendo esse o ponto crucial, a comunicação dentro da medicina (além, claro, de uma boa formação profissional) é o que faz a diferença. Ela conecta o paciente ao profissional e é responsável por cativar empatia, proximidade, respeito, e confiança, seja para quem lê algum conteúdo produzido, ou mesmo assiste a um vídeo na internet sobre sua técnica específica para tratar uma enfermidade.

A forma como nos comunicamos e o conteúdo que trazemos faz a diferença para construirmos e validarmos a nossa credibilidade.

Neste momento aproximadamente 50% do planeta está em casa. Grande parte dessas pessoas está trabalhando, estudando, se informando ou simplesmente buscando diversão por meio da internet. Você precisa de destacar em meio a tanto conteúdo. Como fazer isso?

Podemos afirmar categoricamente: o marketing digital se transformou numa ferramenta essencial, e provavelmente a única capaz de alcançar as pessoas que você quer atingir, e que já estão esperando por você. Basta o conhecimento técnico e a habilidade de se comunicar, com uma estratégia efetiva de branding, que você conseguirá alcançar as pessoas certas para o desenvolvimento do seu negócio.

E lembre-se de uma máxima: comunicar-se sempre de forma consistente é fundamental para o seu crescimento, seja na vida pessoal ou profissional. Conte com o Carreira Médica para facilitar esse processo e te ajudar na consolidação da sua carreira ou seu negócio!

Autor George Mavridis

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email